O que é o janeiro branco pra você?

Vamos lá, ano novo, vida nem tão nova assim.

Um gás novo mais placebo do que tudo, e em pleno começo do ano pinta a campanha do janeiro branco, pra chamar atenção sobre o tema de saúde mental.

Veja bem, esse não é um texto criticando a campanha, pelo contrário. Eu, particularmente acho importante essas iniciativas para popularizar alguns temas e realmente promover reflexão fora da bolha.

Mas dito isso, quando o tema é saúde mental dá uma complicada, inicialmente porque um instituto de psicologia fala sobre isso o ano inteiro então as vezes me pego pensando sobre o que e como falar disso de uma maneira acessível, funcional e não repetitiva

Na sequência, porque é preciso de um processo para definir, depois avaliar e por ultimo destacar o que é saúde mental pra cada um, o que torna a coisa especialmente difícil.

Pra quem eu falo sobre isso? E não tô falando só de nicho não.

Tô falando de contexto, cultura, gênero, condição sócio econômica, nível intelectual, acesso a cuidado e saúde, segurança e etc.

Bom, dito isso, minha proposta então é utilizar esse espaço pra antes de tudo escutar o que se quer saber sobre saúde mental, responder dúvidas, olhar para mitos e tabus e poder contribuir um pouco com isso pra fora da minha bolha.

Então vamos lá, vou me esforçar pra nesse janeiro fazer isso, e com base nisso desenvolver temas para discutir em todos os outros meses que precisamos de saúde mental.

Vou abrir uma caixinha de perguntas e respostas no stories no Instagram do Instituto e vou me comprometer em pelo menos uma ou duas vezes por semana responder da maneira que for possível e necessária.

Vamos juntos dialogar sobre isso e praticar um janeiro branco na vida, além do consultório e que possa ajudar a outros que também nos leem?

Conto com vocês,

Caminhemos.

Comentários