Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2022

Sobre o que celebrar (ou buscar) nesses 60 anos de psicologia no Brasil.

  Nesse agosto de 2022 celebramos 60 anos da regulamentação da profissão e psicologia no Brasil, e como todos os marcos precisamos utilizá-lo para olhar para as fragilidades do tema, e assim trabalhar no fortalecimento e solidificação que seja coerente com nossa celebração. Muitas vezes, diante de datas “comemorativas” questionamos inclusive se realmente temos o que celebrar. Eu pessoalmente, creio que nesse caso sim, mas que possamos ter abertura também para as fragilidades pertinentes ao tema. Então primeiro, já vou celebrar que fica mais fácil e depois discorro sobre o resto para que também possamos terminar com alguma reflexão e sustentação do incomodo necessário. Celebro minha carreira, celebro a evolução da pesquisa, celebro o que a psicologia pode e faz pelo individuo que pode e quer ter acesso a ela - não me entendam mal, mas tem que pode e não queira, tem quem quer e não pode, tem quem precisa e não quer, tem quem precisa e não pode, tem todas as variáveis juntas, ...