É tempo de transição
Chegaram os equinócios.
Primavera no Brasil. Outono nos Estados Unidos.
É curioso, porque hoje eu já não consigo dizer o que prefiro. Quando chega um, já é mesmo tempo de transição e eu já sinto que estava mesmo esperando por ele.
Aqui quando chega a primavera e começa a esquentar, é a renovação da vida, da alegria e do brotar. E agora, após esse verão comprido, estamos esperando os dias mais curtos, o recolhimento, as comidas e bebidas mais quentes, e todas as mudanças que a troca de estação traz.
Talvez esse tenha sido o aprendizado mais demorado de morar fora, eu que vim de uma cidade que tem uma semana de inverno, e que costuma marcar quase 40 graus antes ainda de entrar a primavera, estranhava demais esse frio todo, e seja por inocência ou rebeldia, tentava inutilmente seguir apegada aos meus hábitos que não haveriam de mudar "só" por causa da estação.
Hoje me percebo namorando cheiros, desejando experimentar certos sabores específicos e me vejo conseguindo ter alguma congruência entre os tempos internos e externos.
O que eu acho que foi justamente o que demorou para aprender. A se deixar conduzir pela natureza, e o que ela pede de nós.
Então pra você que hoje vive o equinócio de primavera, é tempo de plantar, de organizar seu jardim, semear suas flores, mas também suas intenções.
Tempo de fazer uma lista de desejos para o próximo semestre, e de também se abrir pra ser terra, para que você também possa florescer.
E pra você que vive o equinócio de outono, pera, respira.
Que você possa se recolher e fazer seu grounding pessoal mais do que nunca em suas raízes, porque o resto talvez seque, talvez se transforme. O frio talvez te conduza para dentro numa nova viagem, e a próxima parada nunca sabemos bem qual é. Mas que você se ofereça consolo, quentinhos, conforto e recolhimento. Que possamos nos permitir o toque da poda, pra que a poesia da vida e das transições façam sentido, e que a renovação no próximo equinócio seja também interna. Uma hora esse ciclo tem que se ajustar.
Sei também que muitos que me leem, talvez não vivam as estações tão bem marcadas, mas o símbolo do equinócio ainda assim pode ser aproveitado.
A intenção normalmente faz o trabalho de integrar e aliar esse nosso mundo interno ao externo, e vocês podem utilizar pequenos símbolos que te ajudem a lembrar ou se orientar para a energia e movimento da estação.
Então pra quem expande, bons voos, plantios e colheitas.
Para quem recolhe, que você encontre aconchego no seu mundo interno e externo.
Daqui seis meses trocamos, até lá, que possamos aprender nesses caminhos que percorremos em cada estação da nossa vida.
A natureza é mestra.
Gostaria de sugerir um pequeno experimento condutor:
Selecione uma plantinha sua, bem pega, que fica ao ar livre, e mesmo que seu tempo não mude tanto, ela certamente te mostrará sinais dessas transições. Assista o processo dela, e perceba que em algum nível o mesmo acontece com você.
Mais do que isso, intencione que ela te guie nesses próximos meses.
Pode ser uma árvore, e nem precisa ser no seu quintal.
Faça como der, o que der, mas tente essa conexão e referencial de troca com a natureza. Acredite, talvez ela te traga respostas cujas perguntas você pode ainda desconhecer.
E pra quem quer a definição objetiva do equinócio:
Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador. Isso significa que os raios solares incidem com a mesma intensidade no dois hemisférios, consequentemente, os dias e as noites têm a mesma duração.
Mas o que eu quero mesmo falar pra vocês, é que a vida é transição, é processo, então sejam bondosos com as transições dos caminhos, vida e tempos.
Boa passagem pra vocês,
Caminhemos,
Mari.
Comentários
Postar um comentário