Verdade, amor e vida...não necessariamente nessa ordem.

Não quero que o blog se transforme num espaço exclusivo de homenagens e comemorações de aniversário mas ocorre que tenho muito leoninos e escorpianos na minha vida, então julho, agosto e novembro são meses intensos.

Presentes materiais nem sempre representam o que precisamos e como as palavras são minhas amigas, escrever muitas vezes é o que eu posso oferecer de melhor, expressando o afeto que me vai no peito.

Além disso, o cotidiano que me oferece inspiração para isso, então uso dessas datas e figuras para aproveitar e compartilhar um tanto do que me vem a mente. Na linha da homenageada de hoje, essa sou eu e meus amores são expressos no meu andar, falar, escrever e viver...

Bom, dito isso que me perdoem os que me leem e terão mais um texto desses, mas hoje preciso falar de Marelaine Prandi.

O que embora possa ser lido como um texto declaração de amor, também pode conter muitas reflexões e possíveis aprendizados porquê quando penso nela ecoam três palavras na minha mente: VIDA, AMOR E VERDADE;

E quem não precisa respirar nisso, sobre a vida, amor e verdade?

Quem não precisa viver em contato com isso, com o que é a vida, com o exercício e expressão do amor, com contato e aceitação da nossa verdade.

Lembro que já falei num texto sobre sermos seres relacionais e que então nos construímos e reconstruímos em cada um de nossos encontros. Vamos nos encontrando também a partir disso e com mais consciência nos transformando na pessoa que queremos ser, com menos consciência fugindo da pessoa que somos e não queremos ser.

No fim o crescimento chega pra todos, com mais ou menos tempo, com mais ou menos sofrimento, com mais ou menos entendimento e com tanta relação entre esses pontos que é até difícil discorrer mais sobre.

O meu encontro com a Mare tem sido um ode a vida, no seu mais amplo sentido.

Eu aprendo tanto e cresci tanto que só me resta muita gratidão e preciso expressar isso.

Das muitas lições que ela me trouxe eu consigo fazer uma divisão media e catalogar nas pastas dela, organizadas nos respectivos Amor, Verdade e Vida.

Vou começar pelo amor.

A Mare é a personificação dele. Ela ama e ama muito.

Se eu tivesse que defini-la em uma só palavra seria Amor.

Não é o acaso que a protege como diz a canção, é esse amor que ela emite.

Ela consegue amar por onde passa e segue o conselho que foi atribuído a Frida Kahlo, não se demora onde isso não é possível. Ela consegue amar a cada um como é, ela não é cega, nem ingênua, ela vê as pessoas e suas almas com uma clareza e nitidez profunda mas ainda assim, encontrando sombra ela ama a parte que pode ser amada e se protege ou distancia da parte que precisa ser desenvolvida, entendendo que os seres são como são e que cada um tem seu caminho e sua hora de desabrochar.

Já emendando então... ela é a verdade em pessoa.

Eu brinco que talvez essa seja a primeira encarnação dela nesse planeta, ela é tão verdadeira que as vezes se expõe e machuca. Relações politicas não são pra ela, ela tem dificuldade com máscaras.

Representar, omitir, disfarçar são recursos humanos bobos e pobres pra ela.

Por quê não falar a verdade, por quê não viver sua verdade?

As pessoas são o que são e nós somos o que somos.

Não existe o que supere isso, qualquer situação terrena conflituosa pode ser muito melhorada a partir disso.

As pessoas seguem por aí emitindo sua verdade, falando de si mesmo o tempo todo, mesmo, quando e principalmente quando falam dos outros.

A dita projeção que o Freud tanto se dedicou a explicar, segundo ele: "Quando Pedro me fala de Paulo sei mais de Pedro que de Paulo."

Esse foi um grande aprendizado com sua presença na minha vida, relaxar sobre a opinião alheia e respirar na verdade, ela sempre vem a tona, ninguém pode negociar com o tempo e a verdade, então não existe injustiça, mentira ou enganação que perdure. Não existe fofoca que se mantenha, as pessoas que vibram nessa sintonia e compartilham desses assuntos mais cedo ou mais tarde chegam a verdade, não há o que temer, nem o que consertar, é só respirar e caminhar, seguindo seu caminho, olhando para os seus passos e se quiser fazer algo de bom, deixando suas pegadas.

A nossa certeza de verdade pessoal precisa se sobrepor as pequenezas humanas e precisamos nos esforçar para termos essa clareza. Quando questionados podemos e devemos abrir essa verdade senão é só seguir lembrando que "Quando Pedro me fala de Paulo sei mais de Pedro que de Paulo."

Respirar e viver isso tem me ajudado em todas as recentes mudanças da minha vida.

Estabelecer uma nova identidade, num lugar novo, em posições novas, novos lugares em família, compondo outra família e fazendo parte ainda de mais uma... Renunciando a preocupação com a opinião alheia, aceitando e lidando com os esteriótipos que nos são "colocados", entendendo que as pessoas nos compreendem de acordo com seu alcance emocional e pessoal e que falam de nós falando de si mesma, manifestando suas respectivas verdades. Caminhar em paz com isso. Ufa!

Você não sabe o quanto me presenteou com esses ensinamentos Mare. Eu sou jovem ainda e precisei do seu olhar maduro e calmo sobre a vida para internalizar e realmente viver nessa verdade.

De todas as coisas que te dei e que você acha que foram muitas, não há o que possa recompensar o que ganhei com isso. Gratidão.

E por último falar de Mare é falar de vida.

Ela não economiza vida. Vamos? Vamos! Quer? Quero!

Ela tem dado nãos na sua vida mas o maior sim ela também dá diariamente.

Ela escolher viver em sua plenitude. Sua dor e seu amor.

Aberta, livre, amando e sendo amada. Vivendo as consequências disso tudo. A dor e o prazer de ser quem é, inteira, vivendo e ensinando sua verdade. Vivendo e aprendendo sobre a sua e tantas outras verdades que perpassam seu caminho.

E se você é isso, esse ode a Vida no mais amplo sentido da palavra.

No verbo, no substantivo e também no adjetivo, eu só posso te desejar ainda mais vida, ainda mais amor e mais verdade.

Eu só posso desejar que você seja ainda mais você mesma e jamais negue sua essência.

Você é benção na trajetória de tantos outros, e que todo esse bem se multiplique e retorne pra você, passe o tempo que passar essa é a verdade, e que você não a tema jamais.

Deve ser muito bom ser sua paciente e ter esse olhar de amor e colo tão disponíveis mas é também maravilhoso ser sua amiga-irmã, mãe-filha, sobrinha-tia, avó-neta, supervisora-aluna-supervisora.

Nossa relação não cabe muito em rótulos mas é porque a essência nem sempre consegue ser expressa, ficamos com o lampejo do que alcançamos.

E o que alcanço hoje é meu amor e gratidão pela sua vida e presença.

Com muito amor, que você receba meu abraço numa brisa doce que chega até você compondo com o calor da luz do sol... Que ao sentir esse "abraço" você sinta a integração que nosso laço pode proporcionar. O contorno que sua pele viva te concede. A beleza e alegria de ser você e estar nesse lugar, nesse momento desfrutando do Presente.

Você é luz, em estado puro e bruto. Límpido e suave. Que se ilumine e te ilumine hoje, uma vez mais.

Feliz aniversário meu amor!


Comentários

  1. Meu Deus! Que lindas palavras! Obrigada por me fazer me ver através de seus olhos! Obrigada por não deixar eu esquecer de mim mesma! Te amo menina grande!❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário