Sobre minha raiz e meu fruto.

Vida que segue e seguindo muito, graças a Deus!

Pacientes de novo, wokshops, compromissos do dia a dia, os ainda muitos aprendizados, os filmes que não consigo ver, todas as séries, o treino novo, a yoga, 5 livros novos para ler, 18 que eu queria reler, ser mãe, esposa, filha, irmã, neta, tia e amiga.

Algumas dessas funções presenciais, outras via skype, mas enfim, a tal vida que segue.

E longe de mim querer reclamar, pelo contrário. Não via a hora da minha vida ser assim de novo.

Mas essas são as minhas desculpas para não estar conseguindo escrever assiduamente.

Na verdade prefiro motivos, causas.

E nessa linha, hoje tenho um ótimo motivo para escrever.

É aniversário da minha mãe. E o nosso primeiro longe.

A comemoração foi domingo, mas imagino que as emoções a flor da pele continuarão por todo o fevereiro, e depois até julho, quando possivelmente nos encontraremos, e depois ainda enquanto durar esse distanciamento físico.

É muito interessante poder olhar para essa relação como adulta. Como quem está longe. Como quem também é mãe. Como quem orientou e orienta algumas mães. Como quem orienta e orientou alguns filhos. Como alguém que pensa em se arriscar nesse universo de novo. Como quem tem certeza da influência e presença desse ser dentro de si.

Em cada circunstancia ou situação, o olhar muda, e hoje o meu está carregado desses fatores, que me fazem olhar pra ela com uma saudade boa (pelo menos na maior parte do tempo).

Tem hora que a saudade também é má, sabe castigar, mas que boa mãe que também já não fez isso. Já não acionou esse seu lado, para colocar limite, educar e assim cumprir seu papel de guia em uma outra vida.

Sendo assim saudade também é mãe, e hoje é o jeito que mais tenho a minha. Através da saudade.

Olhando pra ausência física que ela me traz, e sentindo essa presença de ausência, ou ausência da presença, vejo que hoje também sou mãe de mim mesma, me cuidando mundo afora.

...mas aprendi com ela.

É claro que a tecnologia ajuda muito, e muitas vezes eu me pego ligando pra ela a toa, nem era pra falar nada, as vezes só mostrar uma bobeira, ou contar uma novidade que pode ser mais bobeira ainda.

Quando ela atende pós banho, a noite, eu consigo sentir o cheiro dela, parece que eu estava ali.

A lógica não é bem essa né, a memória olfativa é que está aqui. Forte e vivida dentro de mim.

Mas isso nem sempre é triste, porque não maioria das vezes me gera sentimentos de amor e gratidão.

Também não há de ser só ruim viver longe da mãe.

Não!

...devem haver vantagens, é que como estou aprendendo sobre essa vida nova, ainda não descobri. Se um dia encontrar as tais volto para contar.

Não quero romantizar a maternidade como um todo.

Meu contato com muitas mães e filhos me fizeram ver que muitas vezes a maternidade em si ou relacionamento entre pais e filhos estão beem longe de ser pintados com cores bonitas.

Muitas vezes essas relações são marcadas por traumas, rancores, ódios, dissabores e incompreensões. Projeções e cobranças. Desilusões e mágoas.

Mas a pedra angular do tema, é que sendo boa ou má, nossa mãe nos compõe, nos desenvolve, e teremos pelo mundo o sentimento que provavelmente foi predominante nessa relação.

Ou seja, olhamos o mundo com o olhar que nossa mãe nos deu. Nos deu enquanto nos olhava e nos deu enquanto nos emprestou para que compuséssemos o nosso. E isso é do CAR*&%Ö!

Esse olhar pode ter sido de amor, de ódio, de medo, de indiferença.

E qualquer que tenha sido ele, ele te influenciou para além do que você imagina.

Ninguém está condenado na vida por isso, mas muitas vezes é um fardo bem árduo de se carregar. Haja terapia, tentativas de ressignificação e reparação. Haja respirar e grounding. Haja disposição e cuidado.

Voltando a minha, quanto mais observo relações, mais grata me sinto em relação a ela.

Em todos os momentos, em cada curva do caminho carrego um olhar que na maioria das vezes é bondoso, justo e grato. Presente dela.

Longe de ser perfeita.

Suficientemente boa como disse Winnicott, e no mais amplo aspecto que isso pode significar.

Me deu muito, me privou, brigou, enlouqueceu. Foi gente.

Uma gente, cuidando de outra gente.

Eu penso que mães felizes são um ótimo remédio e vacina para humanidade, mas somente mães reais e humanas podem fazer uma sociedade e geração mais saudável e humana.

São mães errantes que podem ensinar a lidar com fracasso.

Mães que choram, que podem ensinar a lidar com frustração e tristeza.

Mães que se alegram e entristecem, choram e sorriem ensinando que a vida é cíclica.

Mães que se excitam, ensinando na prática que o prazer é bom.

Mães de TPM, que ensinam o que é caminhar sobre a faixa de Gaza.

Mães que estando felizes podem chorar, e que chorando podem sorrir.

Que são santas mas também gozam.
Que fazem comer verde mas enchem a cara numa festa com os amigos.
Que fazem estudar e estimulam, mesmo que não tenham ido longe na vida acadêmica.
Que oferecem banquetes quando se alimentaram somente com o simples e necessário.

Sobretudo precisamos lembrar que elas também dão a partir do olhar que receberam, e que diante disso se conseguirem dar um pouco mais do que a geração anterior, a humanidade caminha.

E sendo assim, minha gratidão a minha.

Tudo que eu fui, sou ou serei perpassa o que recebi dela.

Todas as pessoas que cruzaram meu caminho, e de alguma forma foram ajudadas por mim, na verdade foram ajudadas por ela.

Ela me sustentou primeiro como raiz, depois como tronco, mais tarde como galho que deu flor e virou fruto (lembrando que o fruto não cai muito longe da árvore).

Todos os frutos da minha vida são dedicados a você, Mãe.

E se eu sou uma boa mãe, com acertos e erros, também os seus acertos e erros me trouxeram até aqui.

Meu sincero e profundo muito obrigada!

Por sua presença, por sua dedicação, por sua sabedoria, por seu amor, e principalmente, eu louvo e agradeço a Deus pela sua vida! 

Que nesse dia, ainda um pouco mais dos que os outros, você possa sentir a alegria de estar viva, o amor de todos nós, a bênção de Deus sobre sua vida e o quanto você é uma pessoa especial. 

Muita saúde, paz, amor, prosperidade e luz no seu caminho. 

PS. Foi difícil escolher foto, mas foi essa porque nela eu quase posso apalpar a sua luz, e em tempo, estou com saudade.

Com amor,



                                                                              Minha raiz e meu fruto. Literalmente




Comentários

  1. Que lindo meu amor, falou tudo da nossa mamãe, vocês são perfeitas para mim. Amo muito ❤

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada meu amor, mamãe te ama muito

    ResponderExcluir

Postar um comentário