Florzinha do mato pra fazer jus ao suco do Chaves

Lê aí que você vai entender esse título...



Bom, pra variar, eu queria falar de mais de uma coisa hoje.

Não escrevi ontem, pensei um tantão e então não param de pipocar coisas aqui dentro dessa cabeça.

Talvez eu faça um daqueles textos que começa falando de uma coisa e vai virando outra, e conclui com outra.

Lembra o suco do Chaves?

Parece de tamarindo, tem gosto de limão mas é de abacaxi. Tipo isso.

Beleza, vamos lá. Essa é a batida da madeira aqui. Benvindo de volta!
(Tenho um joguinho no celular que paguei sem querer brincando com meu sobrinho e que sempre diz isso quando eu volto, acho muito elegante).

Ontem acordei com o dia prometendo a 3º Guerra Mundial. Via tanques, soldados e ouvia explosões, muita tensão no ar além do cheiro de pólvora e eminência da bomba mor explodir.

Acordei assim mas antes de levantar da cama já percebi que tudo se passava aqui dentro e que precisava diferenciar o mundo interno do real, afim de sobreviver bem a isso e não afetar negativamente meus amores.

Era SÓ a TPM. Só.

Minha vontade era dormir e não acordar até passar, mas precisava acordar tomar café com filho e marido, leva-los respectivamente a escola e trabalho e depois, se quisesse ainda, poderia dormir mais.

Poderia, mas como sempre, dificilmente conseguiria.

Me troquei pra deixa-los e ir caminhar. Mesmo com a sensação de estar pesando 2 toneladas, a cabeça latejando e uma "coliquinha" chata.

O marido disse pra eu voltar e deitar. Era uma tentação isso, mas eu me conheço, ficaria pior.

Sempre fico arrasada quando não utilizo meus recursos a fim de me melhorar. E isso vira um circulo vicioso e horroroso.

Estou mal, não faço nada pra melhorar, fico mais mal ainda e aí não consigo fazer nada para me melhorar. 

Acontece com você também? Não diga?!

Nossa que alivio!

Pois é, vida real né.

Eu sabia que por mais que fosse difícil começar, a escolha de caminhar e depois fazer meu mini grupo de movimento me ajudaria muito. E assim foi.

Coloquei minha trilha de "Vida" no spotify e fui. Na metade do caminho eu já queria dançar, como não dava corri. Suei até e expulsei (pelo menos grande parte) dos meus demônios.

O dia terminou lindo. Fiquei em casa com minha família, fiz happy com cerveja gelada com marido, depois comemos pizza, tomei um sorvete maravilhoso que recomendo (Rocky Road/Haagen-Dazs) e fui dormir mega grata ao universo.

Três coisas fizeram muita diferença no meu mundo ontem.

Primeiro, discriminar que a crise estava dentro de mim. E assim segurar ela sob a pele para não envolver ninguém nisso. E principalmente não responsabilizar ninguém pelos meus sentimentos e emoções.

Segundo, escolher lidar com isso e fazer algo nesse sentido.

Terceiro, recolher todos os meus recursos para tal. Correr, suar, dançar, fazer grupo de movimento, ouvir músicas que me melhoram, meditar e rezar depois de tudo.

Esses três passos foram determinantes para que meu dia terminasse diferente do que começou.

E acreditem, poderia ser bem ruim se eu não tivesse reagido.

Sabe aqueles dias que tudo tudo tudo dá errado. Pois é, a gente também vê por aqui. Por aí e por todo lugar.

O que me motivou nessa decisão e ação foram meus pacientes.

Sim, pacientes que hoje eu nem tenho mais, mas todo e cada encontro ecoam na eternidade.

Sou grata e explico:

Hora que saímos da escola do meu filho tocou meu celular, era uma paciente muito querida. Uma senhora que me ensinou muito, cheia de recursos e conhecimento. Sua principal dificuldade é colocar em prática tudo o que sabe.

(Tá ficando chato isso, qualquer semelhança...)

Uma fofa, queria apenas ouvir minha voz, ficou preocupada com o furacão e etc.

Bom, ouvir ela já me deu um banho de amor e gratidão que ajudou um tanto na disposição, mas foi a reflexão da sequência que fez mais por mim.

Pensei em muitas pessoas, amigos, pacientes, familiares, em mim mesma.

Quantas vezes sabemos exatamente o que fazer, mas simplesmente não acionamos isso.

Ou ainda, quantas vezes, sabemos e acionamos mas não conseguimos colocar em prática.

Lembrei de quantas vezes no consultório ouvira dos pacientes: "Fiz merda de novo!"

Eles sabiam que tinham errado, no que, e o que deviam fazer de certo, mas simplesmente não conseguiam.

E acreditem, não precisavam de julgamento, e não estou aqui pra julgar ninguém, muito menos pra ser julgada caso em algum dia ruim não consiga reagir.

Eles precisavam de acolhimento, e um estímulo para tentar de novo, de novo e de novo, e quantas vezes forem necessárias.

Muitas vezes eu disse que não tinha a pretensão de convence-los a fazer o melhor pra si mesmos, sabia que não o fariam só porque eu estava dizendo.

Psicoterapia é processo. O progresso em qualquer área da vida é processo.

Começa como tentativa e erro que o Freud descreveu tão bem.

Primeiro erramos inconsciente.

Depois nos tornamos conscientes.

Aí erramos conscientemente - o que dói mais, porque a ignorância anterior era uma benção.

Depois começamos a treinar. Ora erramos, ora acertamos.

Uma martelada no dedo e uma no prego. Depois duas no prego e uma no dedo. Duas no prego. Uma no dedo. Três no prego seguidas. Uaaau!

E por aí vai.

Esteja preparado para vez ou outra pegar o dedo. Tudo bem, de verdade.

É normal. É humano.

Lembrando também das fases que só batemos no dedo.

Ontem eu bati no prego. Amanhã ou mês que vem não sei.

E quero dar uma dica, antes ainda de utilizarem seus recursos pessoais para melhora ou alcance de um determinado objetivo, busquem algo que te encanta pra oferecer um banho de bons sentimentos como amor e gratidão.

Eu me encanto com o ser humano. Com atitudes de carinho amor e gratidão, e isso gera em mim uma bola de neve muito grande e linda.

Me encantei com a voz trêmula daquela querida, com aquele amor e cuidado em forma de ligação.

Me lembrei de cada dia frente a frente, cada lágrima e cada abraço de gratidão, que ela jamais imaginará o quanto era e é recíproco.

Enfim, diante de tudo isso, diante da grandeza da vida, o que é uma TPM?!

Chega a dar vergonha de quão pequeno é né.

Mas não, tudo o que se passa debaixo da nossa pele é muito grande, tá dentro de você, precisa ser olhado, cuidado e tratado com respeito.

É isso que somos, o resultado desses mil nadas.

Somos a pequena parte que conseguimos filtrar e colocar em prática de tudo aquilo que somos por dentro e que jamais será totalmente visto e expresso.

Então, recolha sua melhor parte e ofereça para você mesmo. Se precisar utilize o amor e cuidado alheio para isso, mas o faça.

É certeza que oferecendo a você, na sequência você se oferecerá para o mundo de uma maneira melhor, o que estabelece ou te liga a uma linda corrente de luz e progresso.

Experimente e aproveite!

Try and enjoy it but take your time, ever.

Bom, por hoje é isso. É sábado né, de sol, então já viu!

Bora viver, também recomendo a todos.

Vou colocar uma imagem linda, de uma florzinha comum daqui, que já tinha visto em muitos gramados, mas hoje achei aqui em casa e estou apaixonada.

E detalhe, é tipo praga, florzinha do mato!



Bom fim de semana e até breve.




Comentários

  1. Ma, obrigada. Vir aqui na minha noite de TPM e ler esse texto foi muito bom. Eu adoro o jeito como você expressa suas percepções do mundo, sempre de forma tão delicada e sábia. Obrigada por compartilhar. Te amo! Luana

    ResponderExcluir

Postar um comentário